terça-feira, 28 de maio de 2013

O nascimento dos animais que botam ovos

   Você quer saber como isso acontece? Onome dos animais que botam ovos é oviparos , o jacaré, pinguim e muitos outros são animais oviparos.Um dos animais oviparos que eu gosto muito é a tartaruga, então vamos aprender mais sobre o nascimento dos filhotes de tartaruga?
   Primeiro quando chega o momento de reprodução, inicialmente as tartarugas marinhas fêmeas conseguem voltar a mesma praia que nasceram para colocar seus ovos.Com a ajuda de suas incriveis nadadeiras elas cavam buracos na areia onde vão desovar.Depois os ovos branquinhos e redondos são enterrados na areia.
   As tartaruguinhas demoram de 45 a 60 dias para nascer.E o nascimento é emocionante !!! 
   Elas rompem a casca do ovo e saem dos buracos. Encantamente uma tartaruguinha ajuda a outra a alcançar a superficie da praia! Chegando a superficie,todas correm em direção ao mar.
  Infelizmente muitas morrem pelo caminho. Estima-se que de cada mil tartarugas nascidas ,apenas uma ou duas irão chegar a idade adulta. Mas felizmente depois de adultas poucos animais conseguem ameaça-las. E as tartarugas que sobrevivem podem viver em media 170 anos e chegar a medir 1,8 metro de comprimento e cerca de 200 quilos.
   Bom este é o emocionante nascimento das maravilhosas tartarugas.

   Blogueira , 9 anos.

   Fontes: 
   www.tartarugasmarinha.pt,
   www.profhelena4e5ano.blogspot.com
   www.noticias.terra.com.br

2 comentários: